Para alcançar o sucesso em campanhas de comunicação, muitos gestores elaboram estratégias avançadas. Porém, para que tudo aconteça de forma eficiente, a comunicação interna deve ser vista como prioridade.
Alinhar os valores da empresa com aquilo que ela entrega ao público é fundamental para gerar credibilidade e valor ao seu público-alvo.
Para isso, é preciso investir na comunicação interna na mesma proporção que é pensado o investimento em marketing, por exemplo: direcionando a mensagem certa para o público-alvo da casa.
Neste artigo você irá aprender como alcançar e conquistar seus colaboradores de forma assertiva por meio de um planejamento de comunicação interna.
Acompanhe e boa leitura.
O que é comunicação interna?
Comunicação interna é todo tipo de transmissão e compartilhamento de informações que ocorre dentro da empresa, onde o público-alvo são os próprios colaboradores.
A comunicação interna tem o principal objetivo disseminar a cultura organizacional e alinhar as informações tornando o quadro de colaboradores mais engajados em suas funções.
Existe ainda uma relação muito próxima entre a comunicação interna e a cultura da empresa, pois, a maneira como a empresa se comunica com seus funcionários deve transmitir valores, princípios e a visão da organização.
Segundo a pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI), em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam devido a problemas na comunicação entre os colaboradores.
Sendo que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas é justamente a falta de eficiência na comunicação interna.
Qual a importância da comunicação interna para uma empresa?
A comunicação interna é de suma importância para gestores e colaboradores, pois ela vai muito além de apenas passar a informação adiante.
Por meio dessa comunicação, a organização precisa propiciar um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho, à inovação, criatividade e realização profissional dos colaboradores e dos times.
Por isso, é fundamental criar um planejamento para definir quais canais de comunicação interna serão usados e com qual finalidade. Vale lembrar que apesar do uso constante de novas tecnologias aliadas à comunicação interna, o mais importante ainda é manter a conexão com as pessoas.
Veja alguns motivos para investir nessa área:
- Alinhamento da equipe;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria do ambiente de trabalho;
- Queda da taxa de rotatividade;
- Diminui os boatos e as fofocas;
- Favorece o clima organizacional;
- Integração de novos funcionários;
- Redução dos efeitos de uma crise.
Quais são os tipos de comunicação interna?
Existem vários tipos de comunicação interna, que podem variar de acordo com o objetivo e dentro do contexto de cada empresa. Esses modelos vão desde as tradicionais salas de reuniões até os recursos on-line. Confira!
Comunicação vertical
A comunicação vertical é voltada aos altos níveis hierárquicos da corporação, como gestores e cargos de alto escalão que envolvem informações restritas e estratégicas.
Por essa razão, esse conteúdo é elaborado separadamente e tem acesso restrito a determinadas posições na empresa.
Comunicação verbal
Este tipo de comunicação interna se refere às conversas faladas no cotidiano da organização. Envolve todos os colaboradores, equipes e gestores.
Os principais exemplos deste meio são os feedbacks, diálogos, sugestões e trocas de opiniões para definir as ações da empresa.
Comunicação escrita
Muito utilizada para alinhar as atividades da empresa e realizada por meio de e-mails e quadro de avisos, esse modelo é um dos mais usados no ambiente de trabalho.
Com a tecnologia, muitas empresas recorrem também a blogs internos e redes sociais corporativas para manter seus funcionários informados.
Comunicação diagonal
A comunicação diagonal envolve diferentes níveis hierárquicos da corporação e pode ser direcionada para setores específicos. Ela é bastante aplicada quando há a necessidade de apresentar novidades na empresa.
Comunicação horizontal
Esta é a comunicação que ocorre entre os colaboradores, que independe de níveis de hierarquia e acontece para transmitir informações gerais sobre as conquistas, novidades, direcionamentos e entre outros momentos do trabalho.
Comunicação visual
A comunicação visual se refere a todas as peças e anúncios no ambiente de trabalho referente à empresa. Ela tem como objetivo criar um local agradável e organizado para os funcionários, trazendo melhorias para os espaços do escritório.
Além disso, esse modelo aumenta a visibilidade de notícias e informações importantes. Alguns exemplos incluem placas de sinalização, banners, quadros, murais, cartazes e adesivos de parede.
Quais são as formas para fazer uma boa comunicação interna?
O primeiro passo para uma comunicação interna eficiente é a elaboração de um plano de comunicação. Afinal, assim como na comunicação externa, a empresa precisa traçar objetivos e planejar ações de comunicação interna.
No momento de implementação da comunicação interna, as ferramentas são imprescindíveis para ajudar a organizar a área. Confira algumas sugestões:
- Newsletter;
- Documentos compartilhados;
- Plataformas colaborativas;
- Chat interno;
- E-mail;
- Rede social corporativa;
- TV corporativa;
- Reuniões semanais;
- Videoconferência.
Como melhorar a comunicação interna na organização?
Existem diversas dicas para melhorar a comunicação interna de uma empresa. Separamos uma lista das principais sugestões. Confira abaixo:
- Conheça a empresa e os colaboradores;
- Elabore um planejamento;
- Compartilhe o conhecimento da empresa;
- Seja transparente com os funcionários;
- Facilite o contato entre os departamentos;
- Ouça os colaboradores;
- Utilize diferentes canais de comunicação;
- Crie ações de relacionamento;
- Reconheça os esforços dos colaboradores.
Como deve ser a comunicação interna no home office
Gerir equipes remotamente é um grande desafio para muitas empresas que tiveram que se adaptar, devido à pandemia, ao modelo virtual.
Ainda assim, a comunicação interna precisa ser eficiente e assertiva. Para isso, é necessário seguir alguns passos.
É fundamental que as expectativas de empresa e colaboradores estejam alinhadas. A comunicação interna precisa ser clara com as pessoas sobre qualquer expectativa de produtividade nova ou diferente do que era antes do home office – se este for o caso, já que sua equipe está trabalhando remotamente.
Para isso, é necessário:
- Usar bem as ferramentas disponíveis;
- Aposte na comunicação “cara a cara”, com chamadas de vídeo;
- Priorize a comunicação horizontal;
- Escute o colaborador;
- Invista em canais digitais que facilitem os processos no dia a dia.
Seja no trabalho remoto ou presencial, a comunicação interna precisa ser bem estruturada e pensada de forma estratégica.
Afinal, uma vez que os colaboradores estejam alinhados e motivados com a cultura da empresa, eles darão o melhor de si e se comprometem com os objetivos da corporação.
É isso que todos nós queremos, não é mesmo?
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