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Manual da comunicação interna: boas práticas, tipos e benefícios

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24 out 2022 | Atualizado em 28 jun 2024

Finanças Pessoais

Para alcançar o sucesso em campanhas de comunicação, muitos gestores elaboram estratégias avançadas. Porém, para que tudo aconteça de forma eficiente, a comunicação interna deve ser vista como prioridade.

Alinhar os valores da empresa com aquilo que ela entrega ao público é fundamental para gerar credibilidade e valor ao seu público-alvo.

Para isso, é preciso investir na comunicação interna na mesma proporção que é pensado o investimento em marketing, por exemplo: direcionando a mensagem certa para o público-alvo da casa.

Neste artigo você irá aprender como alcançar e conquistar seus colaboradores de forma assertiva por meio de um planejamento de comunicação interna. 

Acompanhe e boa leitura. 

O que é comunicação interna?

Comunicação interna é todo tipo de transmissão e compartilhamento de informações que ocorre dentro da empresa, onde o público-alvo são os próprios colaboradores.

A comunicação interna tem o principal objetivo disseminar a cultura organizacional e alinhar as informações tornando o quadro de colaboradores mais engajados em suas funções. 

Leia também: 4 Dicas para otimizar os processos no seu departamento pessoal

Existe ainda uma relação muito próxima entre a comunicação interna e a cultura da empresa, pois, a maneira como a empresa se comunica com seus funcionários deve transmitir valores, princípios e a visão da organização. 

Segundo a pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI), em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam devido a problemas na comunicação entre os colaboradores.

Sendo que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas é justamente a falta de eficiência na comunicação interna. 

Qual a importância da comunicação interna para uma empresa? 

A comunicação interna é de suma importância para gestores e colaboradores, pois ela  vai muito além de apenas passar a informação adiante.

Por meio dessa comunicação, a organização precisa propiciar um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho, à inovação, criatividade e realização profissional dos colaboradores e dos times.

Por isso, é fundamental criar um planejamento para definir quais canais de comunicação interna serão usados e com qual finalidade. Vale lembrar que apesar do uso constante de novas tecnologias aliadas à comunicação interna, o mais importante ainda é manter a conexão com as pessoas.

Veja alguns motivos para investir nessa área:

  • Alinhamento da equipe;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do ambiente de trabalho;
  • Queda da taxa de rotatividade;
  • Diminui os boatos e as fofocas;
  • Favorece o clima organizacional;
  • Integração de novos funcionários;
  • Redução dos efeitos de uma crise.

Quais são os tipos de comunicação interna?

Existem vários tipos de comunicação interna, que podem variar de acordo com o objetivo e dentro do contexto de cada empresa. Esses modelos vão desde as tradicionais salas de reuniões até os recursos on-line. Confira!

Comunicação vertical

A comunicação vertical é voltada aos altos níveis hierárquicos da corporação, como gestores e cargos de alto escalão que envolvem informações restritas e estratégicas.

Por essa razão, esse conteúdo é elaborado separadamente e tem acesso restrito a determinadas posições na empresa.

Comunicação verbal

Este tipo de comunicação interna se refere às conversas faladas no cotidiano da organização. Envolve todos os colaboradores, equipes e gestores.

Os principais exemplos deste meio são os feedbacks, diálogos, sugestões e trocas de opiniões para definir as ações da empresa.

Comunicação escrita

Muito utilizada para alinhar as atividades da empresa e realizada por meio de e-mails e quadro de avisos, esse modelo é um dos mais usados no ambiente de trabalho.

Com a tecnologia, muitas empresas recorrem também a blogs internos e redes sociais corporativas para manter seus funcionários informados. 

Comunicação diagonal

A comunicação diagonal envolve diferentes níveis hierárquicos da corporação e pode ser direcionada para setores específicos. Ela é bastante aplicada quando há a necessidade de apresentar novidades na empresa.

Comunicação horizontal

Esta é a comunicação que ocorre entre os colaboradores, que independe de níveis de hierarquia e acontece para transmitir informações gerais sobre as conquistas, novidades, direcionamentos e entre outros momentos do trabalho.

Comunicação visual

A comunicação visual se refere a todas as peças e anúncios no ambiente de trabalho referente à empresa. Ela tem como objetivo criar um local agradável e organizado para os funcionários, trazendo melhorias para os espaços do escritório.

Além disso, esse modelo aumenta a visibilidade de notícias e informações importantes. Alguns exemplos incluem placas de sinalização, banners, quadros, murais, cartazes e adesivos de parede.

Quais são as formas para fazer uma boa comunicação interna?

O primeiro passo para uma comunicação interna eficiente é a elaboração de um plano de comunicação. Afinal, assim como na comunicação externa, a empresa precisa traçar objetivos e planejar ações de comunicação interna.

No  momento de implementação da comunicação interna, as ferramentas são imprescindíveis para ajudar a organizar a área. Confira algumas sugestões:

  • Newsletter;
  • Documentos compartilhados;
  • Plataformas colaborativas;
  • Chat interno;
  • E-mail;
  • Rede social corporativa;
  • TV corporativa;
  • Reuniões semanais;
  • Videoconferência.

Como melhorar a comunicação interna na organização? 

Existem diversas dicas para melhorar a comunicação interna de uma empresa. Separamos uma lista das principais sugestões. Confira abaixo:

  • Conheça a empresa e os colaboradores;
  • Elabore um planejamento;
  • Compartilhe o conhecimento da empresa;
  • Seja transparente com os funcionários;
  • Facilite o contato entre os departamentos;
  • Ouça os colaboradores;
  • Utilize diferentes canais de comunicação;
  • Crie ações de relacionamento;
  • Reconheça os esforços dos colaboradores.

Burnout

Como deve ser a comunicação interna no home office

Gerir equipes remotamente é um grande desafio para muitas empresas que tiveram que se adaptar, devido à pandemia, ao modelo virtual.

Ainda assim, a comunicação interna precisa ser eficiente e assertiva. Para isso, é necessário seguir alguns passos.

É fundamental que as expectativas de empresa e colaboradores estejam alinhadas. A comunicação interna precisa ser clara com as pessoas sobre qualquer expectativa de produtividade nova ou diferente do que era antes do home office – se este for o caso, já que sua equipe está trabalhando remotamente.

Para isso, é necessário:

  • Usar bem as ferramentas disponíveis;
  • Aposte na comunicação “cara a cara”, com chamadas de vídeo;
  • Priorize a comunicação horizontal;
  • Escute o colaborador;
  • Invista em canais digitais que facilitem os processos no dia a dia.

Seja no trabalho remoto ou presencial, a comunicação interna precisa ser bem estruturada e pensada de forma estratégica.

Afinal, uma vez que os colaboradores estejam alinhados e motivados com a cultura da empresa, eles darão o melhor de si e se comprometem com os objetivos da corporação.

É isso que todos nós queremos, não é mesmo?

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